Como criar um cantinho zen para relaxar e diminuir o stress

Os últimos dois anos, cheios de incertezas, levaram a uma grande busca de como lidar com aflições e sentimentos de ansiedade e angústia. Pelo Google Trends, ferramenta que permite avaliar o aumento de buscas no site, a pergunta “como manter a saúde mental” nunca foi tão pesquisada, mundialmente, como no ano de 2021. Na categoria “como”, a pergunta “como ajudar uma pessoa com ansiedade” atingiu seu pico de buscas em março do ano passado.

Mental Health | Como Ajudar

Independentemente de religião ou filosofia de vida, criar um cantinho zen, que sirva como um refúgio da realidade agitada na qual vivemos, colabora para diminuir sentimentos de angústia e ansiedade, com impactos positivos na saúde mental.

Quer criar um cantinho zen em seu apartamento que sirva para relaxar e diminuir o stress? Abaixo, você confere dicas de como organizá-lo.

Onde criar um cantinho de zen

Como um cantinho zen não exige muitos metros quadrados para funcionar, ele pode ser implementado em qualquer ponto da casa. Bastam pequenas intervenções, e esse espaço pode funcionar no quarto, na sala ou varanda. No entanto, é necessário alguns cuidados:

  • o espaço deve oferecer privacidade

  • ele deve ser instalado em um local tranquilo

Leia mais

Isolamento acústico em apartamentos: saiba tudo sobre o tema.


Atividades que podem ser realizadas nesse espaço

  • Meditação

  • Prática de yoga e pilates

  • Massagem

  • Práticas de relaxamento, como aromaterapia, cristais e escalda-pés

  • Momentos de espiritualidade

  • Leitura


Como deve ser um cantinho de zen

Há diversos aspectos a serem observados no processo de criar um cantinho zen para relaxar e diminuir o stress. Confira:

CORES

Tons claros de azul e verde e e cores neutras são as mais indicadas para as paredes desse espaço, pois geram sensação de paz e tranquilidade. Cores terrosas também podem ser utilizadas, pois oferecem sensação de acolhimento.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é um dos principais pontos a se observar na criação de um cantinho zen, visto que ela tem poder de estimular ou acalmar o organismo.

Se você vai utilizá-lo com maior frequência durante o dia, escolha um local com boa iluminação natural, para aumentar sua conexão com a natureza.

Se a frequência de uso será maior à noite, o indicado é investir em iluminação intimista, obtido por meio de luz indireta. Para gerar esse efeito, prefira luz vinda de abajures ou luminárias, e utilize lâmpadas que ofereçam luz amarelada.

Velas também podem ser utilizadas para criar uma iluminação mais difusa. Só lembre de utilizar um suporte seguro e mantê-las distantes de cortinas e toalhas, para não correr riscos de incêndio.

Leia mais

Lâmpadas e iluminação: um guia para iluminar sua escolha

CIRCULAÇÃO DE AR

Para realizar meditação e outras atividades que envolvem respiração e concentração, certifique-se que o espaço tenha circulação de ar.

ORGANIZAÇÃO

Um espaço organizado, com tudo no lugar, favorece a concentração e o bem-estar. Por isso, mantenha o ambiente sempre bem arrumado.

O que deve ter em um cantinho zen

TAPETES

Ele não é apenas um elemento decorativo: os tapetes, em um cantinho zen, servem como isolamento térmico entre você e o chão, sendo indispensável para realizar atividades como meditação.

Para realizar yoga, os mais indicados são os “mats”, tapetes em TPE ou NBR. Esses materiais oferecem estabilidade e segurança para a realização de posturas, impedindo os pés de deslizar.

ALMOFADAS

Além de decorativas, são bastante versáteis: os modelos maiores servem de assento. As menores podem ser utilizadas para acomodar a cabeça em momentos de relaxamento profundo.

POLTRONA

Ela é essencial caso você queira utilizar o cantinho zen como espaço de leitura. Nesse caso, providencie o kit completo: uma mesinha para acomodar uma bebida relaxante enquanto você lê e um pufe para apoiar as pernas e estender o corpo.

PLANTAS

Levar plantas para esse ambiente contribui para relaxar e diminuir o stress. Isso porque a conexão com a natureza ajuda a tranquilizar a mente. Além disso, as plantas filtram o ar e, de acordo com especialistas, ajudam a purificar o ambiente, eliminando energias negativas.

Leia mais

Como deixar seu apartamento mais verde?

AROMAS

Aromas são essenciais para garantir a sensação de relaxamento no cantinho zen.

Eles podem ser usados na forma de velas ou difusores com óleos essenciais.

Confira os aromas mais utilizados:

  • Lavanda: ajudam a tranquilizar, contribuindo para uma boa noite de sono.

  • Melaleuca (tea tree): auxilia na redução de stress e acalma sentimentos.

  • Eucalipto cidreira: relaxa a mente, reduzindo a ansiedade.

  • Cedro: é ótimo para acalmar e reduzir a ansiedade, sendo indicado para facilitar a meditação.

MÚSICA

Não é qualquer música que ajuda a obter a sensação de relaxamento. Aqui damos algumas dicas do que escutar para alcançar esse estado de espírito.

  • Sons da natureza

  • Melodias com bpm (batidas por minutos) inferior a 70.

  • Ritmo moderado: em razão de ser repetitivo e constante, a frequência cardíaca e respiratória diminuem, levando ao relaxamento.

  • Opte por músicas que não tenham canto (a probabilidade de se distrair acompanhando a letra da canção é muito grande).

  • Se o seu apartamento tiver muitos ruídos, utilize uma fonte de água pequena para distrair a mente e ajudar no processo de auto-conexão.

Leia mais

ELEMENTOS DECORATIVOS

Cristais para energizar o ambiente, sinos para atrair boas energias, mandalas: todos esses elementos, além de decorar o cantinho zen, contribuem para gerar a sensação de equilíbrio e relaxamento que você precisa.


Anterior
Anterior

Guia Ecoville: tudo sobre o melhor bairro de Curitiba

Próximo
Próximo

5 principais cuidados com pets no apartamento.